» Notícias » Literatura de SC é destaque em SP

Gostou desta postagem? Compartilhe em sua rede social preferida!

Autores catarinenses apresentam seus livros na Feira do Livro de Ribeirão Preto

Todo ano a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto homenageia uma série de escritores, um estado e um país. Na 11ª edição da feira da cidade do interior paulista, que vai até 5 de junho, Santa Catarina é o destaque.
A programação cultural terá mais de 600 atrações e eventos, em todas as áreas artísticas e para todas as idades. Entre as atrações estão exposições de artes visuais, shows, exibição de filmes, teatro, dança, palestras e atividades ligadas aos homenageados. Além de SC, as celebrações são drigidas à Grécia, ao escritor português José Saramago, ao patrono Maurílio Biagi Filho, à autora infanto-junvenil Luciana Savaget e ao autor local Saulo Gomes.
No estande montado para Santa Catarina, diversas atrações mostram a cultura típica do Estado, tanto de Florianópolis, com espaço dedicado às rendas de bilro e ao artesanato, quanto às artes sacras em madeira, representando o município de Treze Tilhas, e a cultura e a tradição alemã representadas por músicas típicas e pela rainha e princesa da Oktoberfest.
– Todo ano abrimos votação pelo site para homenagear um Estado e este ano o escolhido foi Santa Catarina. O próprio Estado, por meio da secretaria de cultura, organiza e monta o estande e a programação. Com os escritores há bate-papos, salão de ideias, sessões de autógrafos, tudo para ter uma maior proximidade com o público – explica Isabel de Farias, presidente da Feira.
No espaço, montado pela Santur e pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), ocorrem as sessões de autógrafos de autores catarinenses, exibição de esculturas tirolesas da artista Mariana Thaler e apresentações da banda da Oktoberfest. A editora da UFSC, a EdUFSC também está no local, vendendo seus livros numa barraca especial.
Foram para Ribeirão Preto Moacir Pereira, Dionísio da Silva e Jamil Albuquerque, e ainda estão previstos Olsen Jr., Dennis Radünz, Fabio Brüggemann, Rubens da Cunha e Urda Klueger. Mario Pereira e Péricles Prade não puderam comparecer, assim como o governador Raimundo Colombo, que abriria o evento.
A última homenagem a Santa Catarina havia sido feita em 2009, na Feira do Livro de Porto Alegre. Lá, uma série de autores representaram o Estado em apenas um período do evento. Na Feira de Ribeirão Preto, a programação prevê um escritor por dia para participar da feira.
– É importante ter um autor a cada dia, assim se fala sobre a literatura do Estado durante todo o evento. Acho importante divulgar a literatura catarinense e deixar nossos livros disponíveis, é ótimo ter essa oportunidade – diz Amilcar Neves, colunista do DC e autor que representará Santa Catarina hoje na Feira.
O evento, organizado pela Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto, em parceria com a prefeitura do município paulista, tem como objetivo a promoção da cultura, educação e difusão do livro e da leitura.
A expectativa na edição deste ano é receber cerca de 450 mil pessoas nos 11 dias em que a Feira fica montada na cidade.

Fonte: Diário